Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / Festival de Contos movimenta o Ensino Médio

Festival de Contos movimenta o Ensino Médio

O Festival de Contos do Ensino Médio, realizado por estudantes do curso de Letras, movimenta a rotina dos alunos do Ensino Médio do Campus Campos Centro. O evento ocorreu no dia 27 de setembro, no auditório Cristina Bastos.

Os preparativos para o Festival começaram bem antes do dia do evento, com muito planejamento e com a realização de oficinas para que os jovens escritores pudessem conhecer as características do gênero textual, alguns contos clássicos e, como atividade final, produzirem o próprio conto. Todo o evento foi planejado e executado pelos alunos do 5º e do 7º períodos de Letras e fez parte de suas atividades de estágio. Paula Azeredo, professora da área pedagógica e coordenadora do evento, explica que a atividade foi importante para a formação dos licenciandos. “Eles puderam ter contato com a frustração de muitas vezes os alunos não quererem participar da aula, com os imprevistos; e também puderam ver a importância do planejamento, dos estudos de campo e do trabalho em equipe, necessários para a realização de uma atividade como essa”.

Depois de tanta preparação, reuniões e troca de ideias, finalmente chegou a grande noite: auditório cheio, coordenadores, diretores e professores presentes, e nove contos selecionados. Os textos, após lidos, passaram por um júri composto pelos professores Adriano Moura e Marília Siqueira, do curso de Letras, e pela jornalista e escritora campista Paula Vigneron. Além dos contos, os alunos e licenciandos reforçaram o tom artístico do Festival com apresentações culturais envolvendo sucessos da música popular brasileira. “Foi uma oportunidade que os adolescentes tiveram para mostrar sua criatividade, que nem sempre o professor que está em sala de aula consegue identificar, uma vez que as turmas são grandes e o pouco tempo que eles têm não comporta fazer esse tipo de atividade”, ressalta Paula Azeredo.

Dentre os melhores textos da noite está o de Ana Victória Canelas, aluna do primeiro ano de Informática. Intitulado “7 a.m.”, ficou em segundo lugar, recebendo o prêmio de R$ 100. Ela destaca o incentivo à escrita que a atividade proporcionou aos estudantes. “Cada pequeno elogio feito me deixou extremamente feliz. Eventos como esse são importantes para nossa formação, tanto acadêmica quanto pessoal, pois dão espaço para nos expressarmos e sairmos um pouco da rotina normal da escola”, diz. O primeiro lugar, “Compunção”, do estudante Leonardo Siqueira, ganhou R$150; já o terceiro lugar, Rotina, de Théo Dias, ganhou R$ 50.