IFFluminense no XII ENEM
Com o tema "A Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades", foi realizado, em São Paulo, no período de 13 a 16 de julho, o XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM.
O evento, realizado pela SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), é o mais importante em âmbito nacional. Reúne professores da Educação Básica, estudantes e professores de Licenciaturas em Matemática, estudantes de Pós-Graduação e pesquisadores. Envolve "discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo".
O IFFluminense esteve presente de forma maciça: sete docentes do campus Campos Centro, uma docente do campus São João da Barra; duas alunas da pós-graduação lato sensu "Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais" e dezessete da licenciatura em Matemática.
Destaque para a atuação efetiva nas atividades do evento, em que se contabilizam: 04 apresentações orais; 02 minicursos ministrados; 06 trabalhos apresentados na forma de relatos de experiência. Segue, abaixo, um histórico da participação do grupo.
Produzir saberes (pesquisa), compartilhá-los com a sociedade (extensão), enriquecer o processo de aprender e ensinar, tudo isto articulado é função social das mais caras e necessárias a uma instituição pública de ensino. Muito nos alegra acompanhar o trabalho deste grupo - que é efetivo no interior do IFFluminense - neste rico espaço de discussão para além de nossas fronteiras institucionais!
Para acessar imagens do evento, clique aqui
COMUNICAÇÃO ORAL |
---|
Registro de Representação Semiótica no estudo de Polinômios usando aplicativos em tablets Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida; Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto |
Análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática na perspectiva do enfoque Ontossemiótico Vanice da Silva Freitas Vieira |
Análise de erros sobre função afim: considerações sobre obstáculos epistemológicos de licenciandos Vanderlane Florindo, Silvia Cristina Freitas Batista, Carmem Lúcia Vieira Rodrigues de Azevedo |
Elaboração de sequências didáticas com um uso em tablets: considerações sobre o tema Beatriz Ignácio Almeida; Silvia Cristina Freitas Batista; Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto |
MINICURSOS |
Jogos no ensino de equação de primeiro grau Carla Antunes, Beatriz Ignácio Almeida; Flávia Gomes de Abreu Siqueira; Rafaela Barcelos Carvalho |
Teorema de Pick: uma proposta de abordagem para o Ensino Médio Mônica Souto da Silva Dias; Suelen Fernandes; Silvana Leal da Silva |
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS |
Área: medição, estimativa e arte em diversos espaços da escola Igor Cardoso de Abreu; Larissa Console de Oliveira; Thiago Fragoso Gonçalves; Ana Paula Rangel de Andrade |
Um estudo da aplicação em sala de aula do objeto de aprendizagem Coeficiente da função Afim Pâmella Alvarenga; Thiago Fragoso Gonçalves |
Uma proposta para o estudo da área do círculo Genaldo Guilherm Teixeira; Igor Leite Soares ; Kelly Mota Mateus Gomes; Mariana Ferreira Barbosa |
Fábrica de Matemática: um projeto muito além do ensino Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro; Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida; Mônica Souto da Silva Dias; Mylane dos Santos Barreto |
Da verticalização ao trabalho colaborativo: uma experiência entre as formações inicial e continuada Ana Paula Rangel de Andrade; Mônica Souto da Silva Dias; Mylane dos Santos Barreto. |
Razões entre elementos de figuras semlhantes: applets criados no GeoGebra Paola Martins Siqueira; Glória Maria de Souza P. T. da Silva |