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68ª. Reunião da SBPC

A cidade de Porto Seguro-BA reuniu, no período de 03 a 09 de julho de 2016, cientistas, professores e estudantes de diversos níveis de ensino, visitantes, profissionais liberais, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia.  Trata-se da 68ª. Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A reunião da SBPC "é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia."

Num momento em que a nação brasileira - em particular a comunidade científica - vê, com justificada preocupação, a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações, esta edição do evento é marcada por manifestações acaloradas em defesa da restauração do MCTI, cujo "rebaixamento" é considerado, por diversas associações científicas - entre elas a SBPC -, como "uma medida artificial" em detrimento do "desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país".

O IFFluminense campus Campos Centro participou da 68ª Reunião da SBPC com 37 alunos e 05 docentes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, dos quais muitos fazem parte dos projetos governamentais PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/CAPES-IFFluminense) e PET (Programa de Educação Tutorial/MEC-SESu). 

Reafirmamos nossa crença na relevância da participação em eventos tão ricos para a formação dos alunos e a formação continuada dos profissionais. 

Segue a relação de trabalhos apresentados pelo grupo na 68ª. Reunião Anual da SBPC-2016:

TRABALHOS APRESENTADOS

A Fotografia na escola: Projeto interdisciplinar das áreas de Química, Biologia e Física. 

PESSANHA, P. J. R.; RANGEL, D. de F. dos S.; MENDES, L. L.; BEZERRA, A. C. M.; NOBRE, M. de S. S. D.; CRESPO, L. C.; COSTA, R. G. da.

A Utilização de Terrários Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Ecologia.  

 SILVA, S. S. da; BEZERRA, A. C. M.; RANGEL, E. C.; SILVA, M. de F. G. da; WILL, S. K. J.

Educação Ambiental a partir de um sistema de captação e tratamento da água da chuva no Colégio estadual José do Patrocínio- RJ. 

SANTOS, W. dos; FERREIRA, N. de O.; NOBRE, M. de S. S. D.; COSTA, R. G. da; CRESPO, L. C.

Oficina Temática Combustíveis: Uma Possibilidade para o Ensino de Química no Nível Médio.

SOUZA, F. S. P. de; PEREIRA, T. C.; NOBRE, M. S. S. D.; CRESPO, L. C.; COSTA, R. G. da.

Uso de modelos moleculares confeccionados com garrafas pet para o ensino de isomeria cistrans no ensino médio.

SILVA, K. da R.; CRESPO, L. C.

Planejamento didático: a importância de um cronograma de atividades na construção do saber docente aliado ao processo de ensino-aprendizagem do alunado.

BEZERRA, A. C. M.; SILVA, S. S. da; RANGEL, E.; GOMES, M. de F.; WILL, S. K. J.

“Quem come e guarda come duas vezes”: o uso de feira de ciências no ensino de Biologia como ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.

RANGEL, E. C.; BEZERRA, A. C. M.; SILVA, M. de F. G. da; SILVA, S. S. da; WILL, S. K. J.

Jardim sensorial como espaço não formal de ensino de ciências naturais: vislumbrando possibilidades.

ROCHA, L. P.; PACHECO, S. C.; MACHADO, A. da S.; CARVALHO, M. E. P. de S.; CRESPO, L. C.; COSTA, R. G. da.

Energia elétrica: interpretando uma conta de luz por meio da abordagem CTS/CTSA.

RANGEL, D. de F. dos S.; JALLES, D. R.; MENDES, L. L.; RIBEIRO, L. B. da S. B.; MARTINS, R. L. C.

Proposta didática de ensino de cosmologia com o auxílio de jogos e teatro.

AZEREDO, E. C.; MARTINS, R. L. C.

Modelo Molecular Texturizado de baixo custo como estratégia no ensino de química orgânica.

 TAVARES, L. N. S.

A precariedade do conhecimento de noções espaciais e a sua influência no processo de ensino-aprendizagem da geometria molecular.

FERREIRA, J. B.

Efeitos da restrição de sono no rendimento acadêmico de universitários da cidade de Campos dos Goytacazes, RJ.

GOMES, H. de S.

Células-tronco: Debate em sala de aula para explicar a relevância do tema e o porquê da proibição de pesquisas com células totipotentes no Brasil.

 SOUZA NETO, M. H. de 

Utilização de Mapas conceituais na abordagem de simetrias de Galileu e de Lorentz em Física Contemporânea no polo IFF do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

 NEY, W. G.

Modelo Molecular Texturizado de baixo custo como estratégia no ensino de química orgânica.

TAVARES, L.N.S.

A precariedade do conhecimento de noções espaciais e a sua influência no processo de ensino-aprendizagem da geometria molecular.

FERREIRA, J.B.

Efeitos da restrição de sono no rendimento acadêmico de universitários da cidade de Campos dos Goytacazes, RJ.

GOMES, H. de S.

Células-tronco: Debate em sala de aula para explicar a relevância do tema e o porquê da proibição de pesquisas com células totipotentes no Brasil.

NETO, M.H. de S.

Utilização de Mapas conceituais na abordagem de simetrias de Galileu e de Lorentz em Física Contemporânea no polo IFF do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

NEY, W.G.