IFFluminense no XII ENEM
Com o tema "A Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades", foi realizado, em São Paulo, no período de 13 a 16 de julho, o XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM.
O evento, realizado pela SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), é o mais importante em âmbito nacional. Reúne professores da Educação Básica, estudantes e professores de Licenciaturas em Matemática, estudantes de Pós-Graduação e pesquisadores. Envolve "discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo".
O IFFluminense esteve presente de forma maciça: sete docentes do campus Campos Centro, uma docente do campus São João da Barra; duas alunas da pós-graduação lato sensu "Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais" e dezessete da licenciatura em Matemática.
Destaque para a atuação efetiva nas atividades do evento, em que se contabilizam: 04 apresentações orais; 02 minicursos ministrados; 06 trabalhos apresentados na forma de relatos de experiência. Segue, abaixo, um histórico da participação do grupo.
Produzir saberes (pesquisa), compartilhá-los com a sociedade (extensão), enriquecer o processo de aprender e ensinar, tudo isto articulado é função social das mais caras e necessárias a uma instituição pública de ensino. Muito nos alegra acompanhar o trabalho deste grupo - que é efetivo no interior do IFFluminense - neste rico espaço de discussão para além de nossas fronteiras institucionais!
Para acessar imagens do evento, clique aqui
| COMUNICAÇÃO ORAL | 
|---|
| Registro de Representação Semiótica no estudo de Polinômios usando aplicativos em tabletsAna Mary Fonseca Barreto de Almeida; Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto | 
| Análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática na perspectiva do enfoque OntossemióticoVanice da Silva Freitas Vieira | 
| Análise de erros sobre função afim: considerações sobre obstáculos epistemológicos de licenciandosVanderlane Florindo, Silvia Cristina Freitas Batista, Carmem Lúcia Vieira Rodrigues de Azevedo | 
| Elaboração de sequências didáticas com um uso em tablets: considerações sobre o temaBeatriz Ignácio Almeida; Silvia Cristina Freitas Batista; Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto | 
| MINICURSOS | 
| Jogos no ensino de equação de primeiro grauCarla Antunes, Beatriz Ignácio Almeida; Flávia Gomes de Abreu Siqueira; Rafaela Barcelos Carvalho | 
| Teorema de Pick: uma proposta de abordagem para o Ensino MédioMônica Souto da Silva Dias; Suelen Fernandes; Silvana Leal da Silva | 
| RELATOS DE EXPERIÊNCIAS | 
| Área: medição, estimativa e arte em diversos espaços da escolaIgor Cardoso de Abreu; Larissa Console de Oliveira; Thiago Fragoso Gonçalves; Ana Paula Rangel de Andrade | 
| Um estudo da aplicação em sala de aula do objeto de aprendizagem Coeficiente da função AfimPâmella Alvarenga; Thiago Fragoso Gonçalves | 
| Uma proposta para o estudo da área do círculoGenaldo Guilherm Teixeira; Igor Leite Soares ; Kelly Mota Mateus Gomes; Mariana Ferreira Barbosa | 
| Fábrica de Matemática: um projeto muito além do ensinoMárcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro; Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida; Mônica Souto da Silva Dias; Mylane dos Santos Barreto | 
| Da verticalização ao trabalho colaborativo: uma experiência entre as formações inicial e continuadaAna Paula Rangel de Andrade; Mônica Souto da Silva Dias; Mylane dos Santos Barreto. | 
| Razões entre elementos de figuras semlhantes: applets criados no GeoGebraPaola Martins Siqueira; Glória Maria de Souza P. T. da Silva | 
