Você está aqui: Página Inicial / Notícias / IFFluminense no XII ENEM

IFFluminense no XII ENEM

Educação matemática - SBEM - ENEM 2016

Com o tema "A Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades", foi realizado, em São Paulo, no período de 13 a 16 de julho, o XII Encontro Nacional de Educação Matemática  - ENEM.

O evento, realizado pela SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), é o mais importante em âmbito nacional.  Reúne professores da Educação Básica, estudantes e professores de Licenciaturas em Matemática, estudantes de Pós-Graduação e pesquisadores. Envolve "discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo". 

O IFFluminense esteve presente de forma maciça: sete docentes do campus Campos Centro, uma docente do campus São João da Barra; duas alunas da pós-graduação lato sensu "Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais" e dezessete da licenciatura em Matemática.  

Destaque para a atuação efetiva nas atividades do evento, em que se contabilizam: 04 apresentações orais; 02 minicursos ministrados; 06 trabalhos apresentados na forma de relatos de experiência.  Segue, abaixo,  um histórico da participação do grupo.

Produzir saberes (pesquisa), compartilhá-los com a sociedade (extensão), enriquecer o processo de aprender e ensinar, tudo isto articulado é função social das mais caras e necessárias a uma instituição pública de ensino. Muito nos alegra acompanhar o trabalho deste grupo - que é efetivo no interior do IFFluminense - neste rico espaço de discussão para além de nossas fronteiras institucionais!

Para acessar imagens do evento, clique aqui

COMUNICAÇÃO ORAL

Registro de Representação Semiótica no estudo de Polinômios usando aplicativos em tablets

Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida; Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto

Análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática na perspectiva do enfoque Ontossemiótico

Vanice da Silva Freitas Vieira

Análise de erros sobre função afim: considerações sobre obstáculos epistemológicos de licenciandos

Vanderlane Florindo, Silvia Cristina Freitas Batista, Carmem Lúcia Vieira Rodrigues de Azevedo

Elaboração de sequências didáticas com um uso em tablets: considerações sobre o tema

Beatriz Ignácio Almeida; Silvia Cristina Freitas Batista; Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto
MINICURSOS

Jogos no ensino de equação de primeiro grau

Carla Antunes, Beatriz Ignácio Almeida; Flávia Gomes de Abreu Siqueira; Rafaela Barcelos Carvalho

Teorema de Pick: uma proposta de abordagem para o Ensino Médio

Mônica Souto da Silva Dias; Suelen Fernandes; Silvana Leal da Silva
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Área: medição, estimativa e arte em diversos espaços da escola

Igor Cardoso de Abreu; Larissa Console de Oliveira; Thiago Fragoso Gonçalves; Ana Paula Rangel de Andrade

Um estudo da aplicação em sala de aula do objeto de aprendizagem Coeficiente da função Afim

Pâmella Alvarenga; Thiago Fragoso Gonçalves

Uma proposta para o estudo da área do círculo

Genaldo Guilherm Teixeira; Igor Leite Soares ; Kelly Mota Mateus Gomes; Mariana Ferreira Barbosa

Fábrica de Matemática: um projeto muito além do ensino

Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro; Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida; Mônica Souto da Silva Dias; Mylane dos Santos Barreto

Da verticalização ao trabalho colaborativo: uma experiência entre as formações inicial e continuada

Ana Paula Rangel de Andrade; Mônica Souto da Silva Dias; Mylane dos Santos Barreto.

Razões entre elementos de figuras semlhantes: applets criados no GeoGebra

Paola Martins Siqueira; Glória Maria de Souza P. T. da Silva